O FESTUR – Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto é um evento de importância ímpar para o desenvolvimento do destino Minas Gerais, pois nasceu com a missão de conectar culturas, cidades, marcas e pessoas. Tem como propósito promover, fortalecer e fomentar o desenvolvimento do turismo na cidade de Ouro Preto, região e no Estado de Minas Gerais, valorizando produtos de relevância turística no estado – a cultura, a gastronomia, a economia criativa e os destinos, criando meios de geração de negócios do trade através de conexões entre a iniciativa privada, o poder público, terceiro setor e a sociedade civil.
A cada ano, o FESTUR lança tendências, trazendo o melhor do turismo mineiro, brasileiro e internacional para a vitrine, oportunizando a geração de conexões exponenciais dos setores culturais, artísticos, educacionais e do trade turístico.
Vale lembrar que o Festival é realizado na cidade com maior potencial turístico do estado Minas Gerais, a charmosa cidade histórica de Ouro Preto, patrimônio da humanidade e que tem em seu entorno num raio de 100 km, outras potencialidades capazes de fomentar rotas espetaculares, como a Serra da Piedade, o Caraça, o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, Inhotim, e outras cidades do Circuito do Ouro, de forma a valorizar a mineiridade que se fundamenta por meio da história, costumes, experiências, ideologias, sotaques, dialetos, elevando o sentimento de pertencimento e valorizando as particularidades regionais, como expõe Mello (1996, p.35): “Ouro Preto transformou-se em solo sagrado por guardar a história dos inconfidentes e de uma população singular, a síntese do Brasil”.
O evento contempla, ainda, estimular o planejamento de ações territoriais integradas com municípios turísticos mineiros, impactando diretamente mais de 42 (quarenta e dois) cidades que compõe o Circuito o Ouro e Outros Circuitos Turísticos e mais de 100 cidades circunvizinhas, e dessa forma estimula o empreendedorismo e o fortalecimento do ecossistema de negócios turístico regional.
O Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto é uma plataforma setorizada para exposição de produtos, roteiros e serviços, mostras culturais, gastronomia, além de espaços segmentados voltados para nichos específicos do turismo, como cozinhas show, rodadas de negócios, turismo rural, ecoturismo, capacitações, palestras onde são promovidos transferência de conhecimentos do setor, inovação e tecnologia, meio ambiente, economia criativa e diversificação econômica.
Em 2024, em sua 4ª Edição, o evento acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de junho, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, local adequado para receber o evento, onde se prevê a otimização de negócios com foco na criação de competências e na promoção do território para transformar o futuro da cidade de Ouro Preto, da região e outras cidades turísticas do estado de Minas Gerais.
Todas as atividades técnicas e culturais serão gratuitas em prol da difusão e fomento da cadeia produtiva do turismo, possibilitando intercâmbios, aprendizado e entretenimento.
Ouro preto é um dos destinos turísticos com maior potencial no estado de Minas Gerais, reconhecido por sua base histórico cultural, por seu conjunto arquitetônico, estrutura de equipamentos e serviços, além de produzir e receber eventos de renome nacionais e internacionais. Este conjunto de aspectos credencia a cidade a despontar no desenvolvimento de mercado do turismo no estado de Minas Gerais traçando estratégias, táticas e realizações que norteiam resultados tangíveis e intangíveis para o município.
O setor de Turismo foi um dos mais impactados pela COVID-19 e sua retomada econômica é uma das principais discussões nos eixos empresariais, entidades e conselhos de turismo, poderes públicos e por investidores.
Diante disso, vê-se o interesse e a importância da potencialização econômica para o fortalecimento geral do munícipio. Eventos corporativos, como o Festival de Turismo, são provedores de impactos e fomento da atividade econômica local, regional e estadual, ocasionando o desenvolvimento socioeconômico e geração de emprego e renda, a curto, médio e longo prazos.